Blog do Adriano Meira - Uma ajudinha para desenvolvedores e web designers. Uma ajudinha para desenvolvedores e web designers.

Usando o After e Before do CSS3

Olá pessoal hoje eu vi uma coisa muito bacana e queria compartilhar com vocês, lendo um artigo do site Codrops vi que eles estavam utilizando uma propriedade não muito nova mas porém esquecida do CSS que voltou com força e melhorias no CSS3 que é o Pseudo seletor before e after.

Mas antes de falar deles vamos ao conceito básico seletores em CSS são os elementos que compõe sua marcação de HTML como por exemplo o seletor de links é o atributo <a> e a ele podemos dar estilos, caminho, relações, e etc. Os pseudos elementos são elementos criados “entorno”  do elemento ou seja se declaramos que um elemento de link tem um texto antes, o navegador irá “escrever” este texto antes do do seletor.

Os pseudos seletores não são compatíveis no explorer 6 que a ainda uma grande fatia do mercado de navegadores mas já no explorer 7 e 8 tem amplo suporte a esta técnica.

Veja na tabela abaixo os pseudo seletores aceitos pelos navegadores

Pseudo Name Descrição
:after Adiciona o conteúdo depois de um elemento
:before Adiciona o conteúdo antes de um elemento
:first-letter Adiciona um estilo para o primeiro caractere de um texto
:first-line Adiciona um estilo à primeira linha de um texto

Agora que sabemos mais sobre seletores e seus pseudos vamos brincar um pouco com o before e after, neste exemplo imaginamos que criamos toda nossa folha de estilo e aplicamos em várias páginas, ai você me diz que precisa colocar na frente de cada título um elemento gráfico como uma “setinha“, ok você vai me dizer: é só desenhar e coloca no background do título colocando um padding-left da largura da imagem. Porém seu título já tem um background de imagem e ai o que fazer?

Você pode utilizar o pseudo seletor “after” e ali acrescentar esta imagem como funciona? Veja no exemplo abaixo

.titulo{
	background:url(imagem.png) repeat-x bottom;
	padding:5px;
	font-size:14px;
	font-family:Georgia, "Times New Roman", Times, serif;
	font-style:italic;
}

.titulo:after{
	width:30px;
	height:30px;
	background:url(setinha.png) no-repeat;
	content:" ";
}

Veja que  o nosso seletor “.titulo” recebe antes dele uma caixa de 30x30px com uma imagem de fundo sem conteúdo. Esta ferramenta possibilita você criar elementos ou textos antes de cada seletor que tiver o estilo que criar, no caso acima o “.titulo” .

Neste artigo do Codrops veja como eles trabalharam além do efeito do After e Before outras propriedades como o Routate.

 




Adriano Meira é o criador do blog, trabalha desde 2012 como Webdesigner e hoje formado em design gráfico trabalho para a Brasil na Web e como free-lancer nas áreas de Design para Web (Webdesigner), Design Gráfico, Impressos e criação de marcas.

Comente este artigo você também!

Comentários (2)

  • Daniel Silva disse:

    Post muito útil. Mas fiquei com uma dúvida no seguinte trecho: “Os pseudos seletores não são compatíveis com o explorer 6 que a ainda uma grande fatia do mercado de navegadores […]”. Adriano, eu não consigo entender, com tantos navegadores modernos atualmente, por que o IE6 ainda está tão presente? Qual o principal motivo dessa persistência?

  • Adriano Meira disse:

    Olá Daniel

    Cara eu e fazia muito esta pergunta e acompanhando algumas notícias e analisando algumas coisas cheguei a seguinte conclusão, aqui no Brasil vivemos muito na ilegalidade pelo alto preço dos impostos sobre tudo que envolve a tecnologia, logo imagine você é chamado por um parente (seja lá qual for) para formatar um PC desktop ai o cara vai usar apenas para acessar internet, fazer alguns textos e a pessoa não tem como paga rum software licenciado acaba que é feito a pirataria onde a base instalação do Windows XP vem vem explorer 6, daí você multiplica isso por milhões de pessoas que estão nessa “vibe”.

    Não que eu defenda a pirataria longe disso pago meus impostas (e caro) para ter meus softwares licenciados, mas quero deixar a culpa também no governo que cobra absurdamente caro pela tecnologia talvez pelo grande esforço em investir o dinheiro público em outras coisas não sobra para isso.

    Mas também tenho acompanhado e vi no site da http://marketshare.hitslink.com que neste fim de ano o explorer caiu, eu acredito que muito mais pelo fato do custo de computadores ter baratiado e já virem com o Windows vista que tem pelo menos o explorer 7, sabe como é né a classe social C migrou para B daí os parcelamentos são possível logo as pessoas compras estes computadores de grandes lojas a longo prazo.

    Eu acredito que em breve o explorer 6 sairá de mercado a própria microsoft vai começar a “mata-lo”, que assim seja né?

    Abráz até mais.

Publicidade e outros

Marcadores de Página Magnético

 

Leia e Liberte pelo BookCrossing.com ...